

EQUIPE LIVE!

Canto
Formado em Comunicação – Rádio e TV pela Universidade São Judas Tadeu (1995), é um multi-instrumentista apaixonado pela arte de comunicar através do som. Iniciou sua trajetória no canto na Escola de Música Artlivre, onde mergulhou no estudo da expressão corporal e vocal sob a orientação de mestres como Antônio Guerreiro, entre outros que marcaram sua formação.
Como cantor e violonista, deu voz e ritmo a diversos projetos musicais, passando por bandas como Project Soul, Sax Fighter, Qui Pro Quo, Banda Vira Lata, Arcano XXI, Os Tios the Band, Banda MrFly e Quinta Estação – esta última, atração principal da casa de shows Miscelânia.
Ao longo da carreira, dividiu o palco com artistas como Graça Cunha e Guga Machado, e segue ativo em projetos como PingoBoi, Três de Nós e Banda Double Deck. Em 2018, foi convidado a integrar o projeto Aurora, álbum de estreia do músico e compositor Luciano Renan.
Paralelamente à vida nos palcos, é sócio da Omni Audium, atuando há nove anos na criação e execução de projetos de comunicação e treinamentos corporativos para empresas como Grupo Pão de Açúcar, Carrefour e Santander, em parceria com Teresa Campos Salles.
Com mais de três décadas dedicadas ao ensino, é também sócio da Live Escola de Música e Arte, onde compartilha sua experiência e visão sobre técnica vocal, expressão artística e performance, inspirando novas vozes a encontrarem sua verdade musical.

Canto
Raquel Bernardes é cantora e vibrafonista, formada pela Escola do Auditório do Ibirapuera onde fez aulas de técnica vocal com Marcella Martinez, participou do Coral da escola sob regência de Daniel Reginato, dentre outras matérias que completavam a grade do curso com professores renomados da música brasileira como Amador Loghini Jr., Zé Alexandre de Carvalho, Beto Montag, Pedro Ito, Emiliano Castro, Gian Corrêa, José Roberto (Branco), Edson José Alves, Nailor Azevedo (Proveta), Renato Spinosa e outros.
Raquel já dividiu o palco com muitas referências da música brasileira como Fabiana Cozza, Elza Soares, Banda Mantiqueira, Jair Rodrigues, Monica Salmaso, Quinteto em branco e preto, Dori Caymmi, Rildo Hora e outros, além de ter participado de inúmeros festivais e encontros de corais como de Cajamar e Ouro Preto. Raquel foi cantora solista da Orquestra Furiosa do Auditório, assumindo mais adiante, a posição de vibrafonista também. Junto com a mesma orquestra, fez uma participação no sambabook do Zeca Pagodinho. Em 2015 deu início aos estudos acadêmicos na Faculdade Integral Cantareira onde também lecionou aulas de canto popular no curso preparatório, e passou a integrar o Coral Jovem do Estado de São Paulo, passeando então pelo âmbito da música clássica e da música popular.
A cantora ainda tem um trabalho solo chamado Veredas, que homenageia o grande músico Egberto Gismonti, explorando arranjos inéditos e brincando com a mistura da geniosidade do compositor/instrumentista e a identidade dela e do grupo que a acompanha, mergulhados em um repertório que transita entre música instrumental e canção. Além de integrar o grupo vocal Seis Canta que tem um trabalho voltado a música popular brasileira acapella, também vem se dedicando a criação de seu mais novo projeto solo de voz e vibrafone.

Canto
Formada em Canto Popular pela EMESP – Escola de Música do Estado de São Paulo, e com passagem pela graduação em Música – Licenciatura (FAAM/FIAM), construiu sua trajetória unindo técnica, sensibilidade e paixão pela voz.
Ao longo de sua jornada, mergulhou em formações e imersões dedicadas ao ensino e à expressão vocal, como as Imersões em Pedagogia Vocal e o Treinamento Intensivo para Professores de Canto (Full Voice Studios), além do 1º Encontro Infantojuvenil em Pauta (Procanto) e do Intensivo Expert em Ensino do Canto (Full Voice Studios).
Como cantora, já subiu aos palcos de festivais como o Fun Music Festival (2017) e o EDP Live Bands (2018), com a banda Jamirulus, explorando diferentes sonoridades e experiências musicais.
Hoje, atua como professora de canto e instrutora de ensaio, compartilhando sua vivência e sua escuta atenta com outros artistas, e segue como musicista da Triiigat Music, entre outros projetos que alimentam sua constante busca por novas formas de expressão através da música.

Piano | Canto | Teoria
Músico desde os 8 anos, iniciou sua formação em Piano Clássico com Miguel Laprano (Faculdade Souza Lima) e Dana Radu (Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo – OSESP), além de ter estudado canto com Ronnie Kneblewski (High School Musical Brasil). É graduado em Composição Musical pela Universidade de São Paulo (USP), com pós graduação em Piano Popular com Turi Collura e formação em Belting Contemporâneo voltada ao canto popular.
Com 27 anos de experiência como professor de piano e canto, desenvolve uma abordagem que une técnica, musicalidade e sensibilidade artística, tornando o aprendizado acessível, prazeroso e transformador. Atua também na preparação de alunos para vestibulares em música, com aprovados em universidades como a USP e outras instituições públicas de excelência.
É também especializado em trilha sonora, síntese sonora e música contemporânea, áreas nas quais desenvolve projetos autorais que exploram as interseções entre tecnologia, narrativa e experimentação musical.
Como instrumentista e cantor, participou de diversos projetos musicais ao longo de quase duas décadas. Foi pianista da cantora Nanda Mazza e integrou, por três anos, a banda do Festival de Música Coreana (K-Pop Festival Brasil). Em 2008, atuou como cantor no Coral da Orquestra Sinfônica da Universidade de São Paulo (OSUSP), na apresentação do Choros nº 10, de Heitor Villa-Lobos, na Sala São Paulo.

Piano
Rodolfo Rosa, músico profissional desde os 17 anos. Iniciou seus estudos de piano com aulas particulares, depois ingressou na escola Emesp (antiga ULM), onde desenvolveu melhor a percepção musical e musicalidade.
Dentro da Emesp atuou em big bands, Laboratório avançado, aulas de improvisação e formação em piano popular.
Em 2016, participou de um intercâmbio entre Emesp (BR) X Julliard School (EUA), onde americanos vieram para o Brasil conhecer mais sobre a música e os ritmos brasileiros.
Nos EUA, Rodolfo Rosa teve vivência com o jazz, participando de aulas (business e workshops).
Também fez participação com a Orquestra Jovem, em um tour com o cantor Andrea Bocelli. Participou em concertos com o norte americano Keith McCutchen com repertórios voltado ao Gospel Spirituals.

Piano | Teoria
Edu Camargo é compositor e multi-instrumentista atualmente cursando bacharel em música com habilitação em composição na Universidade de São Paulo.
Iniciou seus estudos na Live! Escola de música e arte aos 15 anos de idade, passando por diversos instrumentos até chegar no piano, seu instrumento de escolha para performance e composição.
Na universidade se aprofunda em teoria e análise musical com Paulo de Tarso Salles e estuda técnicas composicionais e criativas com Silvio Ferraz. Também foi integrante do laboratório coral Comunicantus sob regência de Fred Teixeira e Marco Antônio.
Em paralelo aos estudos acadêmicos Eduardo se especializa em piano e arranjo popular com Debora Gurgel (DDG4), estudando improvisação nas linguagens do jazz, blues e na música brasileira.
Atualmente além de compor, também leciona piano e teoria musical.

Piano | Iniciação Musical
Iniciou seus estudos em canto popular em 2006 e piano em 2008, em escolas livres de música. Desde então atua como vocalista em bandas de pop/rock e em projetos de voz e violão, interpretando os mais variados estilos musicais
Formou-se em Licenciatura em Educação Musical pela Unesp em 2015, onde fez parte do PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) como professora de musicalização infantil, flauta doce e pesquisadora na rede pública de ensino.
Procurando sempre atualizar-se em sua prática docente, participa regularmente de congressos e encontros da área de Educação Musical, onde teve a oportunidade de fazer cursos com Ari Colares,
Carlos Kater, Cecília Cavalieri França, Ermelinda Paz, Murray Schafer, entre outros, além de ter dois artigos publicados no VIII Encontro Regional Sudeste ABEM e no Congresso Nacional da Federação de Arte-Educação do Brasil. Em 2011, inicia seus estudos de Flauta Doce a partir do projeto “Sopro Novo” da Yamaha, onde teve aulas com Selma Oliveira, ex integrante do Quinteto Sopro Novo.
Foi integrante do Boomwackers Brasil Group, e participou do grupo de estudos musicais do Uirá Kuhlmann. Atualmente estuda piano popular com Fernando Murilo Fragoso Martin.

Piano | Iniciação Musical
Sofia Kornizue de Barros é natural de Porto Alegre (RS) e mudou-se para São Paulo em 2003. Há 4 anos escolheu morar na Granja Viana pela proximidade com a natureza e suas sonoridades.
De uma família de músicos e amantes da música, desde cedo despertou o interesse pela linguagem da música e escolheu o piano como instrumento de expressão.
Com sólida formação musical na UFRGS, especializou-se em pedagogia do Piano na University of Oklahoma (USA) e Psicopedagogia na Universidade São Judas Tadeu (SP).
Como professora de música tem ampla experiência desde bebês até a terceira idade, bem como com crianças portadoras de necessidades especiais.

Sax | Flauta Transversal
Iniciou seus estudos aos 14 anos na estudou na escola Artlivre de Música, fundada pela pianista Mercedes Matar e dirigida por Sergio Sciotti. Aprofundou seus estudos de técnica e improvisação com diversos professores importantes de São Paulo como Eduardo Pecci, o Lambari e Vinícius Dorin.
Desde 2000 quando deu a primeira aula descobriu a paixão pelo ensino de música, com uma didática que mistura técnica e formação de repertório atende desde crianças até a terceira idade.
Além de sax e flauta, estudou guitarra e piano, tornando ainda mais abrangente sua metodologia de ensino.
Em 2008 junto de seus parceiros Fabio Silva e Fabio Luchs abre a OMNI Audium e atua como compositor e produtor musical, além da sua influência no setor publicitário de criação e execução de treinamentos internos das empresas Grupo Pão de Açúcar, Carrefour e Santander.

Guitarra | Contrabaixo | Violão
Iniciou sua jornada musical aos 9 anos de idade, fascinado pelo violão de seu pai.
Guitarrista, violonista e compositor, com 20 anos de experiência e vivência no universo musical. Já integrou diversas bandas, tendo grande experiência com gravação em grandes estúdios.
Com a banda Demodês, lançou um disco em 2015 produzido pelo renomado Luiz Carlos Maluly, grande produtor da indústria musical nacional.
Atualmente é professor de violão e guitarra, compartilhando toda sua vivência no apaixonante meio musical.

Guitarra | Violão
Luciano Renan é um músico, multi-instrumentista, compositor e produtor musical. É formado em guitarra pela EM&T - Escola de Música e Tecnologia, graduado em Produção Musical pela Universidade Anhembi Morumbi e pós-graduado em Trilha Sonora - Composição para Cinema e TV também pela Universidade Anhembi Morumbi. Em 2012, montou um canal no Youtube para desenvolver um trabalho de pesquisa no violão clássico que hoje conta com mais de 7 milhões de visualizações e 23 mil inscrições. Dentre os arranjos feitos por Luciano Renan estão clássicos de compositores como Yann Tiersen, Ludovico Einaudi, Ramin Djawadi e os famosos temas faroeste de Ennio Morricone da Trilogia dos Dólares.
Luciano Renan, além de ensinar música, também já fez diversos trabalhos de composição e sound designer, assinou a trilha sonora do curta-metragem 'Cidade dos Mortos', de Rodrigo Prata e compôs trilhas sonoras para práticas meditativas ministradas por Lucia Lee. Luciano também trabalha como produtor musical para artistas independentes e, em 2016, integrou na equipe técnica do espetáculo 'Fados e Outros Afins' da bailarina e coreógrafa Mariana Muniz, dirigido por Maria Thaís.
No final de 2018, Luciano Renan produziu e lançou seu primeiro álbum autoral, chamado Aurora.

Contrabaixo | Violão
Baixista desde os 15 anos, iniciou os estudos de contrabaixo no Conservatório São Caetano, e deu seguimento aos estudos como autodidata, sempre buscando conhecimento em literatura especializada de músicos e autores como Nico Assunção, Turi Collura, Nelson Faria entre outros.
Como baixista tem vasta experiência como músico de palco e estúdio. Tocou na noite Paulistana nas bandas Los Estivas, Four Dogs, Sombrazza entre outros e atua ainda hoje nas bandas Double Deck, Pingo Boi. Como compositor já fez diversas parcerias, tem músicas lançadas pela a banda O Tacape, Marcos Felix, PingoBoi e participa do grupo de composições Os Cosmonautas do Espaço.
Formado em música pela Fundação das Artes de São Caetano, procura sempre atualizar-se em sua prática docente, estudando também contrabaixo acústico erudito.
Hoje professor de contrabaixo e violão com metodologia abrangente passa seus conhecimentos para alunos de todas as idades.
.png)
Guitarra | Violão | Contrabaixo | Viola Caipira
Pedro Terra é um músico e professor paulistano. Passou sua infância em contato constante com a música e aos 16 anos de idade começou então a tocar violão de forma autodidata. Em 2010 ingressou na EM&T - Escola de Música e Tecnologia onde estudou com Wilson Ramos, Ednilson Lazzari e Mozart Mello.
Por influência de seus professores começou em 2012 a lecionar guitarra e violão.
Em 2014, teve o seu primeiro contato com a Viola Caipira, também conhecida como Viola Brasileira, através de seu pai.
Ingressou em 2015 na EMESP - Escola de Música do Estado de São Paulo para cursar Guitarra Contemporânea com Marco Prado, e em 2017 iniciou o curso regular de Viola Caipira com João Paulo Amaral.
Buscando uma pluralidade sonora, Pedro Terra sempre buscou novas sonoridades em diferentes estilos musicais, tendo como influência não só a música brasileira mas também a música do mundo como um todo. Em sua busca, encontrou na Viola Brasileira a versatilidade e o contraste entre o tradicional e o moderno, fazendo agora deste, o seu principal instrumento de trabalho.
Em 2017/2018 gravou Viola Brasileira no Álbum "Aurora" de Luciano Renan, e em 2019 gravou no EP "A cruz a viola e os causos" da banda Ali na Esquina.
Em 2020 se formou em Viola Caipira pela EMESP (Escola de Música do Estado São Paulo) com João Paulo Amaral, lá também estudou com diversos professores entre eles: Realcino Lima Filho (Nenê), Fábio Peron, Zé Luiz Mazziotti, Marco Prado, entre outros.
Em 2020 foi finalista no concurso "Revelando SP" ficando entre os dez melhores violeiros e alcançando a 4ª colocação na votação popular.
Atualmente é professor de guitarra, violão, ukulele e viola brasileira, compartilhando seus ensinamentos.

Guitarra | Violão | Ukulele
Nascido em São Paulo em 1997, começou a se interessar pela música desde criança por influência de seu pai, sendo hoje profundo conhecedor do cenário musical.
Aos 13 anos, foi ao seu primeiro show de rock, Aerosmith. Também aos 13, começou a fazer aulas de guitarra com o musicista Fernando Zdanowicz, com quem estudou até os 21 anos.
Em 2016, fundou a banda Hammerate com seu irmão com quem também compõe.
Em 2021 a Hammerate lançou seu 1o EP nas plataformas de streaming e desde então vem realizando shows por bares na grande SP.
A partir de 2020 leciona aulas particulares e me escolas de violão, guitarra, ukulele, para crianças e adultos, tendo excelentes feedbacks de seus alunos sobre sua didática
Também em 2023, fundou Duo Nonis Morgani, dupla de guitarristas tocando pop/rock para restaurantes e eventos.

Bateria
Iniciou seu estudo musical de bateria aos 10 anos, no Conservatório Musical Morumbi, com o professor e baterista Lauro Lellis. Após conclusão do curso, ingressou em atividades acadêmicas transmitindo seu conhecimento com comprometimento para alunos de todas as idades.
Toca profissionalmente, tendo participado de diversas bandas do cenário paulistano, com músicos como Dino (IRA!) e Marcos Andrada (Vultus). Atualmente integra o projeto Bluemerangs com o guitarrista Maurício Pedote e o baixista André Pedrão, contando e tocando a história do Blues.

Violino | Piano | Iniciação Musical
Durante os anos em que permaneceu no projeto se apresentou com grandes personalidades da música brasileira entre eles: Mônica Salmaso, Dominguinhos, Toquinho, Ângela Maria, o compositor Edmundo Villani-Côrtes, o pianista Arthur Moreira Lima, o maestro John Neschling entre outros.
Na Escola Técnica de Artes de São Paulo (ETEC), formou-se em Técnico em Música, sob orientação do professor Cesar Albino, Júlio Maluf e piano com as professoras Scheilla Glaser e Michelle Mantovani. Formada em Licenciatura em Música pela Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ) no ano de 2013. Como violinista integrou a Orquestra Sinfônica e a Camerata Villa-Lobos (FITO), Orquestra Filarmônica Infanto-juvenil de São Paulo (OFIJ), Orquestra Sinfônica Edmundo
Villani-Côrtes (OSEVC), Orquestra Sinfônica da UFSJ e Orquestra Sinfônica dos festivais de Inverno em Juiz de Fora, MG.
Estudou violino na classe dos professores: Alceu Camilo, Marcos Damm e Edson Queiroz. Na sua especialidade da educação musical estudou com os professores: Josette Feres, Enny Parejo, Marisa T. Fonterrada, Teca Alencar, Luciana Nagumo Feres, Margareth Darezzo, Breeze Rosa e Cecilia Cavalieri. Tem participado também de diversos cursos, oficinas e encontros de Educação Musical entre eles Mostra de Conservatórios de Minas Gerais, II e III S.E.M promovido pela UFSJ 2011/2013, S.E.M. da Unesp 2014. Especialista em método Suzuki desde 2016 na classe da professora Shinobu Sato. Atualmente é professora no curso de Violino, Piano, Flauta Doce e Musicalização.
